American Pit Bull Terrier
BREVE RESUMO HISTÓRICO
Em algum momento durante o século XIX, criadores de cães na Inglaterra, Irlanda e Escócia começaram a experimentar cruzamentos entre Bulldogs e Terriers, procurando por um cão que combinasse o gameness do terrier com a força e o atletismo do Bulldog. O resultado foi um cão que incorporava todas as virtudes atribuídas aos grandes guerreiros: força, coragem indomável e gentileza com os entes queridos. Os imigrantes trouxeram essas cruzes de bull e terrier para os Estados Unidos. Os muitos talentos do American Pit Bull Terrier não passaram despercebidos por fazendeiros e pecuaristas que usaram seus APBTs como cães de caça para gado e porcos semi-selvagens, para caçar, conduzir gado e como companheiros de família. Hoje, o American Pit Bull Terrier continua a demonstrar sua versatilidade, competindo com sucesso em Obediência, Rally Obedience, Tracking, Agility, Lure Coursing,
APARÊNCIA GERAL
O American Pit Bull Terrier é um cão de tamanho médio, solidamente construído, de pelagem curta, com musculatura lisa e bem definida. Esta raça é poderosa e atlética. O corpo é ligeiramente mais longo do que alto, mas as cadelas podem ter um corpo um pouco mais longo do que os cães. O comprimento da perna dianteira (medido da ponta do cotovelo ao chão) é aproximadamente igual à metade da altura do cão na cernelha.
A cabeça é de comprimento médio, com um crânio largo e achatado e um focinho largo e profundo. As orelhas são de tamanho pequeno a médio, inseridas altas e podem ser naturais ou cortadas.
A cauda relativamente curta é inserida baixa, grossa na base e afunila em ponta.
O American Pit Bull Terrier vem em todas as cores e padrões de cores, exceto merle. Esta raça combina força e capacidade atlética com graça e agilidade e nunca deve parecer volumosa ou musculosa ou de ossos finos e esguios.
Acima de tudo, o APBT deve ter a capacidade funcional de ser um cão de caça que pode segurar, lutar (empurrar e puxar) e respirar facilmente enquanto faz seu trabalho. Equilíbrio e harmonia de todas as partes são componentes críticos do tipo de raça.
Eliminando Falhas: Qualquer característica exagerada desproporcional (como pernas curtas, ossos excessivos ou cabeça ou corpo maciço) que interferiria na atividade física ou na capacidade de trabalho.
Desqualificações: Criptorquia unilateral ou bilateral. nanismo.
CARACTERÍSTICAS
As características essenciais do American Pit Bull Terrier são força, confiança e entusiasmo pela vida. Esta raça está ansiosa para agradar e transborda de entusiasmo. Os APBTs são excelentes companheiros de família e sempre foram conhecidos por seu amor pelas crianças. Como a maioria dos APBTs exibe algum nível de agressão canina e por causa de seu físico poderoso, o APBT requer um dono que irá socializar cuidadosamente e treinar a obediência do cão. A agilidade natural da raça o torna um dos escaladores caninos mais capazes, de modo que uma boa esgrima é uma obrigação para esta raça. O APBT não é a melhor escolha para um cão de guarda, pois são extremamente amigáveis, mesmo com estranhos. Comportamento agressivo em relação aos humanos não é característico da raça e altamente indesejável.
Desqualificações: crueldade ou timidez extrema.
CABEÇA: A cabeça APBT é única e um elemento-chave do tipo de raça. É grande e largo, dando a impressão de grande poder, mas não é desproporcional ao tamanho do corpo. Vista de frente, a cabeça tem a forma de uma cunha larga e romba. Quando vistos de lado, o crânio e o focinho são paralelos um ao outro e unidos por um stop bem definido e moderadamente profundo. Os arcos supraorbitais sobre os olhos são bem definidos, mas não pronunciados. A cabeça é bem cinzelada, misturando força, elegância e caráter.
Falha Muito Grave: Cabeças excessivamente grandes e pesadas.
CRÂNIO: O crânio é grande, plano ou ligeiramente arredondado, profundo e largo entre as orelhas. Visto de cima, o crânio afunila ligeiramente em direção ao stop. Há um sulco mediano profundo que diminui em profundidade do stop ao occipital. Os músculos da bochecha são proeminentes, mas sem rugas. Quando o cão está concentrado, rugas se formam na testa, o que dá ao APBT sua expressão única.
FOCINHO: O focinho é largo e profundo, com um leve afunilamento desde o stop até a trufa, e uma leve queda sob os olhos. O comprimento do focinho é menor que o comprimento do crânio, com uma proporção de aproximadamente 2:3. A linha superior do focinho é reta. O maxilar inferior é bem desenvolvido, largo e profundo. Os lábios são limpos e firmes.
Faltas: focinho pontiagudo; voa; mandíbula inferior fraca.
Faltas Eliminatórias : Focinho tão curto e rombudo que interfere com a respiração normal.
DENTES: O American Pit Bull Terrier tem um conjunto completo de dentes brancos uniformemente espaçados que se encontram em uma mordida em tesoura.
Falha: mordida nivelada.
Faltas Graves: Prognatismo ou prognatismo; boca torta; dentes perdidos (isso não se aplica a dentes que foram perdidos ou removidos por um veterinário).
NARIZ: O nariz é grande com narinas largas e abertas. O nariz pode ser de qualquer cor.
OLHOS: Os olhos são de tamanho médio, redondos e inseridos bem separados e baixos no crânio. Todas as cores são igualmente aceitáveis, exceto o azul, que é uma falta grave. Haw não deve ser visível.
Faltas Graves: Olhos esbugalhados; ambos os olhos não combinam em cores; olhos azuis.
ORELHAS: As orelhas são inseridas altas e podem ser naturais ou cortadas sem preferência. Orelhas eretas ou achatadas e largas não são desejadas.
Desqualificações: surdez unilateral ou bilateral.
PESCOÇO: O pescoço é de comprimento moderado e musculoso. Há um leve arco na crista. O pescoço se alarga gradualmente de onde se junta ao crânio até onde se funde com os ombros bem relaxados. A pele do pescoço é firme e sem barbela.
Faltas: Pescoço muito fino ou fraco; pescoço de ovelha; barbela.
Falha Muito Grave: Um pescoço curto e grosso que interferiria na capacidade funcional.
ANTERIORES: As omoplatas são longas, largas, musculosas e bem colocadas para trás. O braço é aproximadamente igual em comprimento à escápula e se une a ela em um ângulo reto aparente.
As patas dianteiras são fortes e musculosas. Os cotovelos são colocados perto do corpo. Vistos de frente, os anteriores são inseridos moderadamente afastados e perpendiculares ao solo. Os metacarpos são curtos, poderosos, retos e flexíveis. Quando vistos de perfil, os metacarpos são quase eretos.
Faltas: Ombros eretos ou carregados; cotovelos voltados para fora ou amarrados; para baixo nos metacarpos; patas dianteiras arqueadas; pulsos dobrados; toeing dentro ou fora.
Faltas Eliminatórias: Pernas dianteiras (medidas do cotovelo ao chão) mais curtas que a metade da altura total na cernelha. Pernas dianteiras tão arqueadas que interferem no movimento normal.
CORPO: O peito é profundo, bem preenchido e moderadamente largo com amplo espaço para o coração e os pulmões, mas o peito nunca deve ser mais largo do que profundo. O antepeito não se estende muito além da ponta do ombro. As costelas se estendem bem para trás e são bem arqueadas a partir da coluna vertebral, depois se achatam para formar um corpo profundo que se estende até os cotovelos. A parte de trás é forte e firme. A linha superior se inclina ligeiramente para baixo da cernelha para um dorso amplo, musculoso e nivelado. O lombo é curto, musculoso e ligeiramente arqueado até o topo da garupa, mas mais estreito que a caixa torácica e com um esgalgamento moderado. A garupa é ligeiramente inclinada para baixo.
Falha Muito Grave: Estilo de corpo excessivamente maciço que impede a capacidade de trabalho.
Falha Eliminatória: Peito tão largo que interfere com o movimento normal.
POSTERIORES: Os posteriores são fortes, musculosos e moderadamente largos. A garupa é bem preenchida em cada lado da cauda e profunda desde a pelve até a virilha. Ossatura, angulação e musculatura dos posteriores estão em equilíbrio com os anteriores. As coxas são bem desenvolvidas com músculos grossos e facilmente discerníveis. Visto de perfil, a articulação do jarrete é bem angulada e os metacarpos traseiros bem descidos e perpendiculares ao solo. Vistos por trás, os metacarpos traseiros são retos e paralelos entre si.
Faltas: quartos traseiros estreitos; posteriores rasos da pelve à virilha; falta de músculos; articulação do joelho reta ou sobreangulada; jarretes de vaca; jarretes em foice; pernas arqueadas.
PÉS: Os pés são redondos, proporcionais ao tamanho do cão, bem arqueados e firmes. As almofadas são duras, resistentes e bem acolchoadas. Ergôs podem ser removidos.
Falha: Pés abertos.
CAUDA: A cauda é inserida como uma extensão natural da linha superior e afunila em ponta. Quando o cão está relaxado, a cauda é portada baixa e se estende aproximadamente até o jarrete. Quando o cão está em movimento, a cauda é portada nivelada com a linha do dorso. Quando o cão está excitado, a cauda pode ser portada levantada e ereta (challenge tail), mas nunca enrolada sobre o dorso (gay tail).
Falta: Cauda longa (a ponta da cauda passa além da ponta do jarrete).
Faltas Graves : Gay tail (não confundir com challenge tail); cauda torcida.
Eliminando Falha: Cauda curta.
Desqualificação: Screw tail.
PELAGEM: A pelagem é brilhante e lisa, fechada e moderadamente rígida ao toque.
Defeitos: pelagem crespa, ondulada ou rala.
Desqualificação: Casaco longo.
COR: Qualquer cor, padrão de cor ou combinação de cores é aceitável, exceto o merle.
Desqualificações: Albinismo. Merle
ALTURA E PESO: O American Pit Bull Terrier deve ser poderoso e ágil; equilíbrio geral e a proporção correta de peso para altura, portanto, é muito mais importante do que o peso e/ou altura real do cão.
O peso desejável para um macho maduro em boas condições é entre 35 e 60 libras. O peso desejável para uma fêmea madura em boas condições é entre 30 e 50 libras.
Apenas como orientação geral e aproximada, a faixa de altura desejável para machos maduros é de 18 a 21 polegadas na cernelha; para fêmeas maduras é de 17 a 20 polegadas na cernelha.
É importante observar que cães acima ou abaixo dessas faixas de peso e altura não devem ser penalizados, a menos que sejam desproporcionalmente grandes ou esguios.
Falha Muito Grave: Cães excessivamente grandes ou excessivamente maciços e cães com altura e/ou peso tão distantes do desejado que comprometem a saúde, estrutura, movimento e capacidade física.
MOVIMENTAÇÃO: O American Pit Bull Terrier se move com uma atitude alegre e confiante, transmitindo a impressão de que espera ver a qualquer momento algo novo e excitante. Ao trotar, a marcha é sem esforço, suave, poderosa e bem coordenada, mostrando bom alcance na frente e impulso atrás. Ao se mover, a linha do dorso permanece nivelada com apenas uma leve flexão para indicar flexibilidade. Visto de qualquer posição, as pernas não viram nem para dentro nem para fora, nem os pés se cruzam ou interferem um no outro. À medida que a velocidade aumenta, os pés tendem a convergir para a linha central de equilíbrio.
Faltas: Pernas não se movendo no mesmo plano; pernas ao longo do alcance; pernas cruzadas na frente ou atrás; pernas traseiras movendo-se muito próximas ou se tocando; rolamento; ritmo; remar; enrolamento lateral; ação hackney; batendo.
FALHAS ELIMINATÓRIAS:
( Uma Falha Eliminatória é uma Falha grave o suficiente para impedir o cão de obter qualquer premiação em um evento de conformação.)
Qualquer característica exagerada desproporcional (como pernas curtas, ossos excessivos ou cabeça ou corpo maciço) que interferiria na atividade física ou na capacidade de trabalho.
Focinho tão curto e rombudo que interfere na respiração normal.
Pernas dianteiras tão arqueadas que interferem no movimento normal.
Pernas dianteiras (medidas do cotovelo ao solo) mais curtas que a metade da altura total na cernelha.
Peito tão largo que interfere com o movimento normal.
Cauda abaulada.
DESQUALIFICAÇÕES
Criptorquia unilateral ou bilateral.
Viciosidade ou timidez extrema.
Albinismo.
Merle.
Surdez unilateral ou bilateral.
Casaco comprido. Rabo de parafuso
de nanismo